Primeiro bebê em 12 anos nasce em Fernando de Noronha

Uma brasileira, habitante da ilha de Fernando de Noronha se tornou recentemente na primeira mulher a dar à luz na ilha nos últimos 12 anos.

A dona de casa, de 22 anos de idade, afirmou não saber que estava grávida e que apenas sentiu uma cólica e se deslocou ao banheiro e sentiu que estava a dar à luz. Chamou o marido que veio correndo. Ele ligou para o Samu mas antes que tivesse tempo da ambulância chegar, o parto havia se iniciado e teve que ser ele a assistir a mulher.

A administração da ilha paradisíaca de Fernando de Noronha não permite que as mulheres grávidas dêem à luz na ilha, por entenderem que esta não tem as condições necessárias para isso após o encerramento da única maternidade da ilha no ano de 2004.

O documentário Ninguém Nasce no Paraíso, de Alan Schvarsberg já havia abordado o assunto uns anos antes.

As mulheres grávidas de Fernando de Noronha precisam pegar o avião para Natal ou Recife para aí teres seus bebês.

A mulher, que não foi identificada para a imprensa, foi assim a primeira a dar à luz na ilha, precisamente por desconhecer que estava grávida.

Ela afirma ter ficado totalmente surpreendida com o sucedido, pois havia feito vários testes de gravidez e o resultado havia dado sempre negativo.

Assim, e apanhada de surpresa, a habitante da ilha, que dista cerca de 350 km do continente sul-americano, não teve tempo sequer de se deslocar até a unidade hospitalar da ilha, quanto mais pegar o avião que a levaria até uma maternidade a tamanha distância de sua casa.

A administração da ilha confirmou que a mulher deu à luz em sua casa e que o bebê foi transferido para o hospital para que lhe fossem prestados todos os cuidados necessários.

Leave a Reply