O Rio de Janeiro dispõe de muitas praias urbanas e selecionar as melhores seria tarefa impossível, pois os gostos variam de pessoa para pessoa.

Há quem prefira praias mais remotas, como a Praia Vermelha, ou até com água menos límpida como a Praia do Leblon, mas apresentamos aqui três das praias mais procuradas tanto pelos Cariocas como por visitantes.

Praia de Copacabana

A praia de Copacabana, é sem qualquer dúvida, uma das mais famosas em todo o mundo. Copacabana oferece ao visitante uma grande escolha de bares e restaurantes e tem vendedores correndo a praia vendendo de tudo um pouco.

A parte central da praia é aquela em que o areal é mais largo, mas também onde se faz notar a ondulação mais forte, enquanto as pontas podem ter menos areia mas o mar é mais calmo e seguro para tomar banho.

Praia de Ipanema

A praia de Ipanema é considerada um destino mais fino mas, à medida que Copacabana vai ganhando popularidade, Ipanema assiste a um aumento de frequentadores, principalmente entre os jovens mais abastados do Rio.

A qualidade da água pode não estar no seu melhor após tempestades que revolvem o fundo e trazem lama dos morros mas, na maior parte do tempo, é incrivelmente azul e límpida, principalmente tendo em conta que se trata de uma praia urbana.

Praia do Arpoador

A praia do Arpoador é quase como que um prolongamento de Ipanema e famosa por suas ondas e pelo por do sol.

As ondas no Arpoador são as melhores em toda a cidade e normalmente estão reservadas para surfistas mais experientes.

O por do sol visto da Pedra do Arpoador, na ponta mais oriental da praia, é uma experiência inesquecível.

A iluminação noturna faz com que esta praia seja muito procurada pelos Cariocas para passear e relaxar um pouco depois de um dia de trabalho.