Rodrigo Koxa bate recorde de maior onda alguma vez surfada

O surfista profissional brasileiro Rodrigo Koxa conquistou a 8 de novembro de 2017 o novo recorde do mundo da maior onda alguma vez surfada, de acordo com os juízes da Liga Mundial de Surf, WSL (World Surf League).

Aos 38 anos de idade, Rodrigo Koxa se tornou no novo recordista mundial ao surfar a monstruosa onda na Praia Norte da Nazaré, em Portugal, onda essa que foi medida como tendo 80 pés de altura, ou cerca de 24,38 metros. Isso constituiu quase 60 centímetros mais do que o anterior recorde do mundo que estava nas mãos do americano Garrett McNamara, obtido em 2011, também na Praia Norte.

Rodrigo Koxa é natural de Guarujá e é profissional do surfe há mais de 20 anos. Ele se iniciou surfando com apenas 8 anos de idade e a paixão foi imediata.

No entanto, a paixão não estava se traduzindo em títulos sequer a nível nacional e por isso Rodrigo decidiu partir para Puerto Escondido, no México, onde aperfeiçoou sua técnica e força, regressando em grande forma ao Brasil.

Puerto Escondido é um local famoso por suas ondas grandes, que têm tanto de perfeitas como de perigosas.

Mas foi aí que o surfista brasileiro descobriu seu talento. Ele decidiu se tornar num big rider, ou seja, num surfista de ondas gigantes.

Sua carreira seguiu aos poucos até chegar a Nazaré. Em 2014 Rodrigo quase morreu depois de um acidente na praia portuguesa, mas decidiu se redimir.

Regressou em 2017 e, na madrugada antes de bater o recorde, ele teve um sonho em que uma voz lhe dizia como surfar a onda.

Ele se recorda da instrução clara para descer a onda reto.

E na manhã seguinte assim foi. O mar ofereceu a onda e Rodrigo estava pronto para a conquistar. Vinte e três anos depois de rumar ao México para se aperfeiçoar, Rodrigo Koxa era agora o recordista do mundo.

Leave a Reply